top of page

Seja Bem Vindo

APRESENTAÇÃO 

O Jornal FUXICO, inspirado na metáfora de um dos símbolos da cultura do Sertão, tem como objetivo fomentar a produção de artigos, imagens e textos literários (poema, crônica, cordel e conto) que possibilitem uma leitura crítico-criadora acerca dos fenômenos sócio-culturais, do existir e do co-existir.

 

O Núcleo de Investigações Transdisciplinares-NIT está vinculado ao Departamento de Educação-DEDU/UEFS. Desde sua fundação em 1999, o NIT transita nas mais variadas temáticas que compõem a diversidade dos saberes e sabedorias das culturas humanas entre os campos da Ciência, da Arte, da Filosofia e das Tradições Culturais/Espirituais.

 

 O NIT busca caminhos pluralistas que proporcionem a revitalização da relação de implicação entre o teórico e o vivencial, desenvolvendo atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa, dentro e fora da UEFS, na perspectiva de contribuir com a qualificação de nossas posturas e práticas epistemológicas, pedagógicas, (co)existenciais

e de inserção na sociedade 
fundamentadas na abordagem transdisciplinar.

 

O NIT é composto por estudantes de diversos cursos, e por professores/as de dentro e de fora da UEFS, bem como de pessoas da comunidade.

 

O Núcleo tem como objetivo proporcionar investigações teóricas, empíricas e teórico-vivenciais que impliquem na busca de nosso ser-sendo-com, em sua complexidade in-tensiva, e que possibilitem uma práxis transdisciplinar da cultura, da educação e de nossas relações com o ecossistema, fundamentadas na Ciência, na Filosofia, na Arte e nas Tradições culturais/espirituais.

 

Assim o NIT procura incrementar processos de investigação através de pesquisas qualitativas acerca de temáticas relevantes para a sociedade/humanidade e ações de extensão que venham a contribuir no cuidado com os valores humanos primordiais.

A Transdisciplinaridade nutre-se da

pesquisa disciplinar, da sua ampliação com a interdisciplinaridade, e procura ultrapassar a ambas, transbordando os seus limites,

transpondo as fraturas do paradigma da disciplinaridade.

Mandala do Movimento Zapatista 
bottom of page